quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atividade 4: Resenha do filme “O Show de Truman”.


Resenha do filme “O Show de Truman” do diretor Peter Weir.

O filme “O Show de Truman” retrata como tema central a influencia dominadora da midia sobre as pessoas, o filme conta a historia de jovem rapaz que sempre foi vigiado por câmeras desde o seu nascimento, onde lhe foi tirado o direito de privacidade sua vida foi um grande farsa. Os principais personagens do filme são: Truman Burbank (Jim Carrey) trabalha como corretor de seguro, Christof (Ed Harris) o criador do Show da vida, Meryl (Laura Linney) esposa de Truman, Marlon (Noah Emmerich) amigo de infância de Truman, Sylvia (Natascha McElhone) a paixão de Truman, Mãe de Truman (Holland Taylor), Pai de Truman (Brian Delate).
Os principais interesses desses eram expor a vida de Truman para que pudessem criar o show da vida, pois eles visavam o sucesso que o show fazia com os telespectadores que vibravam com as alegrias e tristezas de truman, onde o mesmo era vitima de um mundo controlador e dominador, o diretor Christof para impedir que Truman abandonasse o estúdio, ou seja, a cidade planejou a simulação de um acidente no mar tirando a vida de seu pai, que era a pessoa que ele amava. Com o desastre Truman ficou com medo de entrar no mar, ou em qualquer água tendo o trauma de entrar em um barco para sair da ilha, então assim nunca descobriria a farsa que foi sua vida.
Depois de 30 anos de transmissão do “Show de Truman”, o publico criou umas admirações por ele, muitas já usavam seus produtos, juntos eles se alegravam se emocionavam com suas tristezas ao tentar fazer o rosto de silvia, mas chegou a um ponto onde o diretor não conseguia mais controlá-lo, pois truman estava desconfiado pois haviam muitas coincidências no cotidiano de trumam.
O papel da mídia no caso de Truman, foi a manipulação que foi feita em torno dos interesses do diretor, que tinha total poder na vida de truman, trazendo pra a realidade a TV não é muito diferente, pois a mesma também tem o poder de manipular o telespectador em torno da noticia, da novela, dos acontecimentos dentre outros.
Contudo o filme “O Show de Truman”, nos traz uma mensagem de forma significativa de como a mídia tem o poder de influenciar e manipular as pessoas. Pois o filme relata que as pessoas são capazes de tudo para manter seus em interesses econômicos, como a mídia, a audiência, a imagem dentre muitos outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário